Mochilas Wayuu: a história de uma tribo.
As Mochilas Wayuu, muitas vezes rotuladas "riponga", hoje encanta pela sua história e pela nova proposta de estilo.
A Tribo Wayuu é um grupo indígena latino americano, habitantes da região do deserto de “La Guajira”, que abrange a Colômbia e a Venezuela. Dentro dos pequenos assentamentos onde vivem, chamados “Rancherias”, os Wayuu podem preservar seu estilo de vida. Este que perpassa de geração em geração e continua intocado pela cultura moderna.
Organizados em clãs matriarcais, as crianças Wayuu carregam o último nome de suas mães, fazendo as mulheres Wayuu não apenas o centro das famílias, mas líderes de sua cultura. Um dos aspectos mais significativos dessas mulheres é a prática da produção de Mochilas Wayuu. Cada mãe ensina sua filha como tecer, mantendo a tradição vibrante e viva. Somente quando a mulher atinge a idade adulta, aprende a fazer a Mochila. Para os Wayuus, tecer é um sinal de sabedoria, inteligência e criatividade.
De acordo com a lenda, a tradição vem da "Wale´kerü", uma aranha que ensinou as mulheres a tecerem seus desenhos nas mochilas. Cada desenho incorporado é único para a tecelã, que conta sua história através das cores, estampas e formatos. A tecelã tem um extremo cuidado e precisão ao contar sua história, tendo a certeza que a Mochila será uma forte representação da cultura Wayuu. As mulheres trabalham o dia todo nesta prática, e podem demorar um mês inteiro para terminar uma única bolsa! Hoje em dia, essa atividade tornou-se um meio de sustento para os Wayuu, que possibilita a eles, um meio de manterem o estilo de vida.
Usar uma Mochila Wayuu além de ter um grande valor cultural também pode valorizar bastante o seu look. Confira as propostas, misture conceitos, alfaiataria, esporte, jeans surrado. Enfim, brinque com o seu estilo.
O vídeo mostra a técnica utilizada na confecção das Mochilas e conta um pouco da história das tecelãs.
Estilo